Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CRIATURAS QUE O MUNDO ESQUECEU

Lúcia Maria Turnbull, conhecida como Lucia ou Lucinha Turnbull, nasceu em São Paulo em 22 de abril de 1953. Foi a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil. Filha de pai escocês e mãe brasileira, aos 16 anos mudou-se para Londres, onde formou o grupo folk Solid British Hat Band.

De volta ao Brasil, em 1972, fez o show de abertura para os Mutantes no Teatro Oficina, em São Paulo. Em seguida, formou uma dupla com Rita Lee, as Cilibrinas do Éden, que participou do Festival Phono 73, em São Paulo. Em 1973, passou a atuar como guitarrista e vocalista, ao lado de Rita Lee, no grupo Tutti Frutti, com o qual excursionou pelo Brasil. Em 1976, formou o grupo Bandolim e participou do musical "Rocky Horror Show".


Em 1977 participou dos vocais de "Refavela" e "Refestança", com Gilberto Gil e Rita Lee. Ao longo de sua carreira, tocou e cantou em discos de Caetano Veloso ("Cinema Transcendental"), Rita Lee ("Babilônia"), Moraes Moreira ("Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira"), Guilherme Arantes ("Corações Paulistas"), Erasmo Carlos ("Erasmo Convida") e Luli e Lucina ("Luli e Lucinha"), entre outros. 


Lançou seu primeiro LP, "Aroma", produzido por Perinho Santana, em 1979. Sua música "Bobagem (com Rita Lee) foi incluída no disco "Marginal", de Cássia Eller". Tem trabalhos com Suely Mesquita, Mauro Santa Cecília Mathilda Kóvak e Márcio Lomiranda. 

wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário