Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

MÚSICA NA SEXTA

Leila Toscano Pinheiro nasceu em Belém, PA, em 1960. Em 1970, começou a estudar piano no Instituto de Iniciação Musical. Quatro anos depois, desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com Guilherme Coutinho. Em 1980, abandonou, no segundo ano, o curso de medicina, da Faculdade do Estado do Pará, optando definitivamente pela carreira de cantora e estreando o show "Sinal de Partida", no Teatro da Paz, em Belém.

Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro e conheceu, por intermédio de Jane Duboc, o produtor musical Raimundo Bittencourt, e lançou,  em 1983 seu primeiro LP, "Leila Pinheiro", gravado de forma independente durante os anos de 1981 e 1982. O disco contou com a participação de Tom Jobim, João Donato, Ivan Lins, Francis Hime e Toninho Horta. 
Ainda em 1983, dividiu o palco da Sala Funarte (RJ) com o compositor Sérgio Ricardo. No ano seguinte, apresentou-se com o Zimbo Trio em Bogotá e Barranquilla (Colômbia). 

Em 1985, convidada por César Camargo Mariano, defendeu a canção "Verde", de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto, no Festival dos Festivais (TV Globo), classificando-se em terceiro lugar e recebendo o Prêmio de Cantora Revelação. 

Em 1988, gravou seu terceiro disco, "Alma", produzido por Renato Corrêa, lançado também no Japão. Ainda nesse ano, participou do Projeto Pixinguinha, ao lado de Wagner Tiso, excursionando com o show pelo Brasil. É do disco "Alma" a canção Besame.


Besame
Flávio Venturini / Murilo Antunes

A orquestra já nos chamou
Abri meu coração
Tremeu o chão
Eu vi que era feliz
À luz de um cabaré
La noche nuestra
O mundo a rodar
Vem o fogo da paixão nos queimar
La luna tropical
O som de um bandoneon
Não me canso de pedir
Besame
Besame mucho mas

Nenhum comentário:

Postar um comentário