A obra Saturno Devorando um Filho pertence às “Pinturas Negras”, feitas por Goya sobre a superfície de reboco da parede de sua casa, e representa uma passagem da mitologia romana.
Na mitologia romana, Saturno era o deus grego do tempo, Cronos. Avisado por um oráculo de que um dos seus filhos seria a sua destruição, Saturno resolve comer os seus próprios filhos. Essa é a cena retratada no quadro de Francisco Goya.
Freud analisa a obra de Goya como fruto de um estado melancólico do pintor ou até uma fase de impotência sexual do mesmo, que estava casado com uma mulher muito mais jovem do que ele. A certeza é de que essa obra reflete um momento de decadência física do pintor, feita já nos anos finais da sua vida.
4 DETALHES DE SATURNO DEVORANDO UM FILHO SE DESTACAM:
1. Saturno
O deus é pintado de forma grotesca, com pinceladas fortes e expressivas. A intenção era a de horrorizar a cena, portanto Saturno é pintado como um verdadeiro monstro.
2. Os olhos de Saturno
Os olhos de Saturno são os olhos de um lunático, esbugalhados e sedentos de poder. Essa ilustração transmite o desejo do deus, que está disposto a cruzar limites para manter o poder.
3. A luz
A luz do quadro é totalmente focada em Saturno, sendo que o resto do quadro é escuro, transmitindo a sensação de pessimismo.
4. O filho
O filho de Saturno é um homem crescido, o que torna a cena ainda mais horrível. Ele está nu e a parte superior de seu corpo já está ensanguentada. É um monstro comendo um homem.
FICHA TÉCNICA - SATURNO DEVORANDO UM FILHO:
Autor: Francisco Goya
Onde ver: Museu do Prado
Ano: 1819 - 1823
Técnica: Óleo sobre reboco
Tamanho: 146 cm x 83 cm
Movimento: Romantismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário