Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ÁLBUM DA QUINTA

GIL & JORGE: OGUM, XANGÔ - 1975 - GILBERTO GIL E JORGE BEN

Lançado em 1975, o álbum é famoso pelo seu experientalismo e pelo improviso dos dois artistas, que interagem entre si durante todo o disco. Quatro faixas têm mais de 10 minutos. Gilberto Gil e o ainda Jorge Ben (hoje, Ben Jor) assumem em "Gil & Jorge" a identificação musical existente entre ambos e que ganhou vida sob o título dos orixás Ogum e Xangô. 


Produzido por Paulinho Tapajós e Perinho Albuquerque, o disco têm apenas quatro canções inéditas ("Meu Glorioso São Cristóvão", "Jurubeba", "Filhos de Gandhi" e "Sarro"), sendo o resto composto por regravações: "Nega", que apareceu no álbum auto intitulado de 1971, e "Essa É pra Tocar no Rádio", que seria lançada dali alguns meses no disco Refazenda, pelo lado de Gil; e "Quem Mandou (Pé na Estrada)", lançada por Wilson Simonal em 1973, "Taj Mahal" e "Morre o Burro, Fica o Homem", lançadas no álbum Ben de 1972.


O disco foi gravado em apenas uma noite, que deve ter sido "mágica" e regada a muito "café preto". Luis Wagner (o guitarreiro) é responsável pelo baixo e Djalma Corrêa pela percussão.

Apesar da ótima qualidade sonora do disco, ele não teve uma receptividade muito boa de público na época, inclusive com algumas críticas negativas dos jornalistas especializados, tanto é que o disco passou pouco tempo nas lojas e nunca foi relançado em LP.


Lado A
1. Meu Glorioso São Cristóvão - Jorge Ben 8:16
2. Nega - Gilberto Gil 10:34
Lado B
1. Jurubeba - Gilberto Gil 11:37
2. Quem Mandou (Pé na Estrada) - Jorge Ben 6:51
Lado C
1. Taj Mahal - Jorge Ben 14:42
2. Morre o Burro, Fica o Homem - Jorge Ben 6:03
Lado D
1. Essa é Pra Tocar no Rádio - Gilberto Gil 6:19
2. Filhos de Gandhi - Gilberto Gil 13:03
3. Sarro - Gilberto Gil/Jorge Ben 1:09


Jorge Ben - voz, violão
Gilberto Gil - voz, violão
Djalma Corrêa - percussão
Luis Wagner - baixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário