EXPRESSO 2222 - 1972 - GILBERTO GIL
Expresso 2222 é o quinto álbum de do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, lançado em julho de 1972. Marcou a sua volta ao Brasil após um exílio involuntário de quase três anos, e é uma fusão de várias tendências musicais. A revista Rolling Stone classificou-o na 26ª posição na sua lista dos 100 maiores discos da música brasileira.
O nome Expresso 2222 se refere a um trem pego por Gil para sair de sua cidade natal em direção à Salvador. O álbum abre com a interpretação instrumental rústica e cativante de Pipoca Moderna, com a Banda de Pífaros de Caruaru, como que apresentando as raízes da música nordestina em sua forma mais crua e em seu habitat natural. Logo a seguir, Back in Bahia, um rockão que fala sobre o retorno de Gil ao país.
O Canto da Ema propõe uma mistura da tradição do forró com a modernidade do rock. Clássico do repertório de Jackson do Pandeiro, Chiclete Com Banana ganha uma versão que beira o lado mais rítmico e interessante da bossa nova. Ele e Eu é outro momento rock de Gil e seus músicos. Sai do Sereno é outra tentativa de fundir forró e rock, com Gal Costa duelando nos vocais com Gil.
A parte final do álbum tem três faixas nas quais a incrível habilidade de Gilberto Gil como violonista e cantor ficam exacerbadas. Se em Expresso 2222 o baiano ainda se vale de alguma percussão, em O Sonho Acabou e Oriente é só ele, no melhor esquema voz e violão.
Lado A
1. Pipoca Moderna (Caetano Veloso e Sebastiano Biano)
2. Back in Bahia (Gilberto Gil)
3. O Canto da Ema (Ayres Viana, Alventino Cavalcante e João do Vale)
4. Chiclete com Banana (Jackson do Pandeiro)
5. Ele e Eu (Gilberto Gil)
Lado B
1. Sai do Sereno (Onildo Almeida)
2. Expresso 2222 (Gilberto Gil)
3. O Sonho Acabou (Gilberto Gil)
4. Oriente (Gilberto Gil)
Gilberto Gil - vocal, violão e percussão
Lanny Gordin - guitarra e baixo
Bruce Henry - baixo e vocais
Antonio Perna - piano e vocais
Tuti Moreno - bateria
Gal Costa - vocal na faixa B-1
Banda de Pífanos de Caruaru - participação na faixa A-1
Roberto Menescal - produção
wikipedia / mundopop.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário