A Última Ceia foi pintada pelo principal artista de Florença
no período renascentista, Andrea Del Sarto. O pintor é considerado o precursor
do Maneirismo, já que grandes nomes do movimento, como Pontormo, Rosso e
Vasari, foram seus alunos.
No ano de 1511 Del Sarto foi encarregado pelos monges
valombrosianos de San Salvi, em Florença, de realizar um afresco na parede do
fundo de seu refeitório. Sob um grande arco que emoldura a parede o pintor
ilustrou a Santíssima Trindade. Na verdade outra obra deveria ter sido feita no
lugar da Santíssima Trindade, A Última Ceia, porém, a pintura teve de ser
adiada devido a problemas internos do mosteiro. A obra apresentada hoje só foi
feita nos anos 1520, depois de uma viagem do pintor à França.
O afresco também encontra-se sob um grande arco que emoldura
a parede ao fundo do refeitório e a sala dentro da pintura parece ser uma
extensão do refeitório real, como um ambiente adjacente. O piso em padrões
geométricos, bem como os painéis na parede do fundo, oferecem referências para
o arranjo das figuras, dispostas como em um friso, ao longo do afresco.
A obra apresenta fortes influências de Última Ceia de
Leonardo da Vinci, pintada em um convento em Milão. Em ambas as obras, Judas
está sentado entre os apóstolos do mesmo lado da mesa. Diferentemente da versão
de Da Vinci, entretanto, na obra de Del Sarto Judas está sentado também ao lado
de Cristo.
Os gestos e poses das figuras apresentadas são pouco
dramáticos e sutis. A luz brilhante destaca as expressões faciais,
concentrando-se mais em reações psicológicas do que físicas.
3 detalhes de A Última Ceia se destacam:
1. Disposição das figuras:
As figuras estão dispostas de maneira equilibrada e rítmica:
Jesus é ladeado por duas figuras isoladas, logo após por um grupo de três e
ainda há uma figura em cada ponta da mesa, em uma pose espelhada, como
colchetes fechando o grupo.
2. Balcão central:
No balcão central é possível ver um retrato do artista, que
se volta para olhar o observador. Ao lado dele encontra-se uma figura de
vermelho, formando o ápice de uma composição triangular.
3. Ponto de fuga:
Traçando as ortogonais - linhas retas que se perdem no
espaço da pintura, como as bordas horizontais dos painéis da parede ou as
linhas do piso - é possível identificar o coração de Cristo como ponto de fuga
da obra.
Ficha Técnica - A Última Ceia:
Autor: Andrea Del Sarto
Onde ver: San Salvi, Florença, Itália
Ano: 1526-1527
Técnica: Afresco
Tamanho: 871cm x 525cm
Movimento: Renascimento
Fonte: Universia Brasil
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