O que ajudou a selar a fama de Francis Bacon como pintor
figurativo foi a aquisição da obra Três Estudos para uma Crucificação, por um
dos mais importantes museus de arte moderna dos Estados Unidos, o Guggenheim.
Bacon admitiu que pintou o quadro em um momento de
embriaguez e ressaca e, apesar de ateu convicto, o artista já havia usado o
tríptico tradicional dos altares em outras obras. Anteriormente, o pintor
também já havia usado o tema "crucificação".
O artista via a crucificação como um símbolo instituído da
violência e da brutalidade humana, o que o levou a ressaltar o aspecto violento
da situação, como a representação da vítima feito carne de açougue.
A mortalidade humana é destacada na obra tirando a
crucificação de sua posição central costumeira. O quadro não apresenta nenhum
sentido cristão de esperança ou ressurreição, apenas ansiedade e medo.
4 detalhes de Três Estudos para uma Crucificação se
destacam:
1. Homem em pose canhestra:
Bacon detestava as interpretações narrativas de suas obras,
porém alguns críticos sugeriam que esta figura representa o pai do artista,
oficial do exército e treinador de cavalos de corrida, expulsando o filho ao
saber de sua homossexualidade. A distorção da figura contribui para a impressão
de maldade.
2. Corpo mutilado:
O aspecto visceral é comum aos quadros de Bacon. Nesta obra,
a caixa torácica exposta, mutilada, do crucificado que desce da cruz parece uma
peça de carne em um açougue. O artista afirmou que se inspirou em cenas de
matadouros, o que vale como um lembrete de que os humanos são feitos de carne.
3. Forma obscura:
A presença vouyerística de um observador é sugeria pela
silhueta. A imagem tem um caráter enigmático, já que lembra os santos presentes
nas representações tradicionais da crucificação, assim como pode sugerir a
morte ou a alma que deixa um corpo morto.
4. Figura central:
A imagem sangrenta de um indivíduo bulboso deitado em
posição fetal sobre o divã no painel central é a representação da
vulnerabilidade humana. A figura parece se retorcer de dor e não está claro se
isso é uma consequência física ou existencial. Isso pode se referir, também, às
inclinações sadomasoquistas do pintor.
Três Estudos para uma Crucificação
Ficha Técnica - Três Estudos para uma Crucificação:
Autor: Francis Bacon
Onde ver: Museu Guggenheim, Nova York, EUA
Ano: 1962
Técnica: Óleo com areia sobre tela
Tamanho: 1,98m x 1,45m (cada painel)
Movimento: Pintura Figurativa Europeia
Com Universia Brasil
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