Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

NO CAFÉ-CONCERTO LES AMBASSADEURS

A obra de arte impressionista No Café-Concerto Les Ambassadeurs é do pintor francês Edgar Degas. O tema da obra era comum no impressionismo: a vida nos cafés de Paris. Degas retratava o assunto usando artistas, plateia e músicos, formando composições coloridas e variadas.


Os diversos elementos da cena capturam e exploram o universo teatral. No palco, a cantora vestida de vermelho se dirige à plateia, possivelmente ao fim de uma apresentação, enquanto suas colegas permanecem ao fundo. No primeiro plano orquestra e público formam um amontoado de cabeça vistas de perfil.

Degas usou a iluminação do teatro para acentuar certos aspectos da obra, como o rosto e o corpo da artista de vermelho, iluminados de baixo para cima, o que enfatiza a posição de destaque da mulher e cria, ainda, certos efeitos de sombra. Além disso, os perfis da plateia são delineados como caricaturas e à esquerda as demais artistas parecem ignorar a audiência, aparentemente conversando protegidas pelos leques, descansando ou mesmo arrumando seus trajes.

A complexa composição dá impacto à tela e o observador se sente inserido no meio da plateia, quase próximo do ouvido da dama ao lado. Lampiões pendurados nas árvores clareiam a noite, assim como as luzes do palco, que criam contrate entre as artistas - que estão absolutamente iluminadas - e as pessoas acomodadas nos bancos, no escuro.

3 DETALHES DE NO CAFÉ-CONCERTO LES AMBASSADEURS SE DESTACAM:

1. ORQUESTRA E PLATEIA:

Os traços dos rostos das figuras que compõem a orquestra e a plateia são quase geométricos, especialmente nos ângulos do nariz e do queixo.

2. VESTIDO VERMELHO:

O vermelho pastel do vestido da cantora foi acrescido sobre tons mais escuros da tinta monotipo - técnica usada para realizar o a pintura - o que confere uma espécie de brilho ao tecido.

3. CANTORA:

O rosto da cantora em destaque foi delineado pela tinta do monotipo, bem como sua fisionomia e seus cabelos escuros. Para complementar as feições da artista, Degas acrescentou tons de rosa-claro, alaranjado, cinza e mesmo o enfeite vermelho do cabelo.

FICHA TÉCNICA - NO CAFÉ-CONCERTO LES AMBASSADEURS:

Autor: Edgar Degas
Onde ver: Musée des Beaux-Arts, Lyon, França
Ano: 1877
Técnica: Pastel sobre monotipia em papel
Tamanho: 27cm x 37cm

Movimento: Impressionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário