Páginas

domingo, 16 de agosto de 2015

DO FUNDO DO BAÚ

Aritana foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 13 de novembro de 1978 a 30 de abril de 1979, às 20 horas. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Luiz Gallon, Álvaro Fugulin e Atílio Riccó.


Aritana é filho de uma índia e um homem branco que vive no Xingu. Tem um tio que chama de pai, rico fazendeiro, que não quer dividir com ele a herança, e pretende negociar as terras onde vivem os indígenas com um grupo norte-americano. Para defender os interesses dos índios, Aritana vem para a cidade, onde conhece a médica veterinária Estela Bezerra, por quem ele se apaixona. Conta também a história de Lígia, uma ex-miss que é infeliz no casamento e que abandona a família para acompanhar o marginal Julião.


Carlos Alberto Riccelli .... Aritana
Bruna Lombardi .... Estela Bezerra
Jayme Barcellos .... Nhonhô Correia
Tony Correia .... Lalau (Nicolau Seabra)
John Herbert .... Danilo Bezerra
Geórgia Gomide .... Lígia
Carlos Vereza .... Julião
Jorge Dória .... Boaventura
Cleyde Yáconis .... Elza
Francisco Milani .... Homero
Márcia Real .... Guiomar Correia
Wanda Stefânia .... Yara
Othon Bastos .... Mateus
Serafim Gonzalez .... Comendador Seabra
Maria Estela .... Inês Bezerra
Ana Rosa … Ana Maria
Amilton Monteiro .... Ademar
Cristina Mullins .... Paula
Arlete Montenegro .... Violeta
Carminha Brandão .... Fani
Marcos Caruso .... Marcolino
Denis Derkian .... Tuta


Aritana chegou a mudar de horário em virtude da exibição da novela Dancin' Days, da Rede Globo, que se transformou num megassucesso. Já próxima do final, a TV Tupi conseguia com Aritana um razoável sucesso e repercussão, tratando da questão indígena e das diferenças entre os índios e a sociedade dita civilizada.

Para escrever Aritana, Ivani contou com a assessoria dos irmãos sertanistas Villas Boas.
A telenovela marcou o início da união do casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli.O tema de abertura da novela, Kraho, foi gravada por Marlui Miranda numa língua indígena. Bruna Lombardi foi lançada como atriz em "Sem Lenço, Sem Documento" na Globo. "Aritana" era sua segunda novela.

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário