Páginas

sábado, 9 de julho de 2016

COVER DO SÁBADO

Asa Branca é um baião de autoria da dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, composta em 3 de março de 1947. O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro, que pode chegar a ser muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca, uma espécie de pombo também conhecido como pomba-pedrês ou pomba-trocaz. A seca, na música, obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor.

A gravação de Luiz Gonzaga, a primeira, é a mais conhecida, mas ao longo dos anos, dezenas de artistas dos mais diversos gêneros regravaram a canção. Fagner, Chitãozinho & Xororó, Hermeto Pascoal, Lulu Santos, David Byrne e Angra são alguns exemplos.


Coreyah é uma banda formada por quatro músicos de instrumentos tradicionais coreanos, um guitarrista e um percussionista. Embora tenha a base da música tradicional coreana, o grupo procura criar uma música do cotidiano coreano, absorvendo e assimilando vários outros estilos de música, como rock anglo-americano, música cigana balcânica entre outros da América do Sul e da África.

Desde seu início, em 2010, a banda vem expandindo seu domínio musical, mudando ativamente a diferença entre música tradicional e contemporânea popular. Em 2011, ganhou primeiro lugar em uma competição chamada “Cheonchamanbyeol (todos os tipos de música) Concert” no Teatro de Bukchon Changwoo, e, no mesmo ano, foi selecionada para o “tune Up”, um programa para músicos populares patrocinado pela CJ Culture Foundation. No ano seguinte, Coreyah provou que poderia chamar tanta atenção quanto o rock quando o grupo ficou no top 16 d “top Band II” da  KBS. A banda também foi convidada para o “Sfinx Mixed”, um festival mundial de música que acontece na Bélgica, além de fazer turnê em quatro países europeus. Em 2013, recebeu a maior nota no Edinburgh Festival Fringe. A banda está ativa tano na Coreia do Sul quanto mundialmente.

O gosto pela música brasileira é antigo, segundo seus integrantes, e Asa Branca foi para eles uma espécie de amor à primeira vista quando ouviram a magistral versão do Quinteto Violado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário