Vista Completa das Montanhas Diamante, do artista Jeong Seon, representa um momento decidivo na arte coreana. A composição circular dinâmica é uma paisagem realm gênero que surgiu no final do século XVII. Nesse tipo de paisagem, o local retratado existe e, principalmente, situa-se em solo coreano.
As montanhas Diamante localizam-se na costa leste da península coreana e o artista a atravessou várias vezes. A obra foi criada dentro do contexto de que a Coreia dos joseon se considerava a preservadora da civilização confucionista.
4 DETALHES DE VISTA COMPLETA DAS MONTANHAS DIAMANTE SE DESTACAM:
1. TÍTULO E ASSINATURA:
O artista produziu cerca de 100 imagens de montanhas. À direita, encontra-se o título da obra e à esquerda sua assinatura com o nome artístico: Gyeomjae, que significa estudo humilde.
2. PICOS ÍNGREMES:
O artista exprimiu com sinceridade a experiência física e emocional que viveu com a paisagem. Os picos íngremes, cobertos de neve, são delineados com pinceladas rápidas, inovação do próprio artista.
3. VEGETAÇÃO E ROCHAS:
Jeong pintou repetidamente sobre uma superfície, sem esperar que ela secasse, com pinceladas invertidas, de cima para baixo. Com isso ele obtém um equilíbrio delicado, com pontos roliços e úmidos para dar forma à vegetação. Já as formações rochosas são retratadas com linhas bem demarcadas.
4. TEMPLO DE JEONGYANG:
No limite superior de um terreno encontra-se o tempo de Jeongyang, registrado em miniatura. O artista também pintou uma série de figuras que lembram detalhes de mapas, nas quais foram marcadas as principais características do território.
FICHA TÉCNICA - VISTA COMPLETA DAS MONTANHAS DIAMANTE:
Autor: Jeong Seon
Onde ver: Lelum, Museu de Arte Samsung, Seul, Coreia do Sul
Ano: 1734
Técnica: Nanquim da Índia sobre papel
Tamanho: 130,5cm x 94cm
Movimento: Arte Coreana: Dinastia Joseon
Com Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário