Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

GUERNICA


A obra Guernica de Pablo Picasso é a visão de um pesadelo de violência, dores e caos, sendo cheia de energia e sem cores.

Picasso pintou a Guernica como um ataque apaixonado ao governo fascista espanhol. Trazendo um retrato do ininterrupto bombardeio alemão em 1937 em Guernica durante a Guerra Civil Espanhola, o quadro tornou-se um símbolo universal das atrocidades da guerra.

Embora Picasso não fizesse parte oficial do movimento surrealista, a obra está cheia de evidências dessa influência sobre o artista. As figuras são apavorantes e distorcidas, em especial os pescoços estendidos e curvados das mulheres sofredoras.
 
 

A obra-prima do artista é considerada por muitos a maior pintura do século XX. Apesar de as guerras continuarem a ser travadas, o quadro Guernica é um lembrete humilhante da desumanidade e da destrutividade do homem.

Na parte central (inferior direito) do quadro, a pelagem do cavalo mutilado é retratada com pequenos traços verticais. Picasso teria começado a fazê-las, mas quem as terminou teria sido sua esposa, pois o artista teria dito que davam muito trabalho.

Em sua coluna no jornal O Globo dessa semana, Luis Fernando Veríssimo relata esse episódio sobre a obra: “Contam que um grupo de oficiais nazistas foi visitar o atelier do Picasso durante a ocupação de Paris e, vendo uma reprodução do seu quadro Guernica, a dramática recriação da destruição daquela pequena cidade pelos alemães na Guerra Civil espanhola, um deles comentou: "Ah, foi você que fez isso, não foi?". Ao que Picasso teria respondido: "Não, foram VOCÊS que fizeram isso".”

 
4 detalhes de Guernica se destacam:

 
1. Touro ou minotauro

Picasso usa o tema do touro ou minotauro para representar a luta entre o homem e a barbárie.

2. Lâmpada

Pintada dentro de uma forma amendoada, como um olho maligno, uma solitária lâmpada irradia luz sobre um cavalo em sofrimento.

3. Figura aterrorizada

Na direita do quadro há uma pessoa que está caindo ou se encontra presa em um edifício em chamas. O seu rosto contorcido faz um apelo emocional direto e atrai o espectador para a sua dor e espanto.

 
4. Espada e flor

O braço de um guerreiro morto situa-se no centro inferior da obra. A mão continua a segurar uma espada estilhaçada, e uma flor fantasmagórica cresce perto da sua mão. Essa flor é o único símbolo de esperança da pintura.

 
Ficha Técnica - Guernica:

Autor: Pablo Picasso
Onde ver: Museu Reina Sofía, Madri, Espanha
Ano: 1937
Técnica: Óleo sobre tela
Movimento: Cubismo

 Com o site Universia Brasil

para maiores informações sobre Guernica e a obra de Picasso clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário