A pintura A Conversão de São Paulo, de Caravaggio, narra o
momento da conversão de Saulo ao cristianismo. Ele foi derrubado de seu cavalo
por uma luz celestial em meio à viagem pela estrada que conduzia a Damasco. A
obra gerou polêmica quando exibida pela primeira vez porque a representação
realista do acontecimento foi vista como grosseira e inadequada.
A obra tem um tom de suspense. Parece que o cavalo está prestes a atacar São Paulo. A pata do animal está iluminada para acrescentar emoção ao acontecimento. O cavalariço está apertando forte as rédeas do mamífero para evitar um acidente.
3 - O rosto de São Paulo
O protagonista da cena, São Paulo, foi convertido porque, enquanto viajava para Damasco, Cristo aparecera diante dele e São Paulo foi cegado pela luz celestial. O soldado está caído no chão numa pose dramática, com os braços estendidos no ar. O caráter divino da conversão é evocado pelos olhos cegos e fechado de Saulo e seu gesto expressivo, banhado por uma luz dourada.
Ficha Técnica - A Conversão de São Paulo:
Autor: Caravaggio
Onde ver: Capela Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma, Itália
Ano: 1600-1601
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,30m x 1,75m
Movimento: Barroco
Com Universia Brasil
Na composição da tela, foi usada uma técnica chamada chiaroscuro. Na tradição literal do
italiano, a palavra significa claro-escuro. A forte presença - e a falta - de
luz em lugares diferentes confere dramaticidade à tela. Caravaggio era um
mestre do uso dramático da iluminação.
O artista reinventa a história bíblica ao se concentrar no
elemento humano, e não no divino, desse evento. O cavalariço, por exemplo,
parece estar mais preocupado com o cavalo do que com a conversão sobrenatural
pela qual está passando Saulo.
3 detalhes de A Conversão de São Paulo se destacam:
1 - Cavalo
A maior parte da obra está preenchida pelo cavalo. Seus
contornos bem desenhados mostram a maestria de Caravaggio. O pintor considerou
a localização do animal na tela, porque se pautou na localização da obra na
entrada da Capela Cesari, na Igreja de SantaMaria del Popolo, onde ela se
encontra até hoje.
2 - Casco e mão do cavalariço
A obra tem um tom de suspense. Parece que o cavalo está prestes a atacar São Paulo. A pata do animal está iluminada para acrescentar emoção ao acontecimento. O cavalariço está apertando forte as rédeas do mamífero para evitar um acidente.
3 - O rosto de São Paulo
O protagonista da cena, São Paulo, foi convertido porque, enquanto viajava para Damasco, Cristo aparecera diante dele e São Paulo foi cegado pela luz celestial. O soldado está caído no chão numa pose dramática, com os braços estendidos no ar. O caráter divino da conversão é evocado pelos olhos cegos e fechado de Saulo e seu gesto expressivo, banhado por uma luz dourada.
Ficha Técnica - A Conversão de São Paulo:
Autor: Caravaggio
Onde ver: Capela Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma, Itália
Ano: 1600-1601
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,30m x 1,75m
Movimento: Barroco
Com Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário