Páginas

sábado, 21 de junho de 2014

A CONVERSÃO DE SÃO PAULO

A pintura A Conversão de São Paulo, de Caravaggio, narra o momento da conversão de Saulo ao cristianismo. Ele foi derrubado de seu cavalo por uma luz celestial em meio à viagem pela estrada que conduzia a Damasco. A obra gerou polêmica quando exibida pela primeira vez porque a representação realista do acontecimento foi vista como grosseira e inadequada.
 


Na composição da tela, foi usada uma técnica chamada chiaroscuro. Na tradição literal do italiano, a palavra significa claro-escuro. A forte presença - e a falta - de luz em lugares diferentes confere dramaticidade à tela. Caravaggio era um mestre do uso dramático da iluminação.

O artista reinventa a história bíblica ao se concentrar no elemento humano, e não no divino, desse evento. O cavalariço, por exemplo, parece estar mais preocupado com o cavalo do que com a conversão sobrenatural pela qual está passando Saulo.

3 detalhes de A Conversão de São Paulo se destacam:

1 - Cavalo

A maior parte da obra está preenchida pelo cavalo. Seus contornos bem desenhados mostram a maestria de Caravaggio. O pintor considerou a localização do animal na tela, porque se pautou na localização da obra na entrada da Capela Cesari, na Igreja de SantaMaria del Popolo, onde ela se encontra até hoje.
 
2 - Casco e mão do cavalariço
 
A obra tem um tom de suspense. Parece que o cavalo está prestes a atacar São Paulo. A pata do animal está iluminada para acrescentar emoção ao acontecimento. O cavalariço está apertando forte as rédeas do mamífero para evitar um acidente.
 
3 - O rosto de São Paulo
 
O protagonista da cena, São Paulo, foi convertido porque, enquanto viajava para Damasco, Cristo aparecera diante dele e São Paulo foi cegado pela luz celestial. O soldado está caído no chão numa pose dramática, com os braços estendidos no ar. O caráter divino da conversão é evocado pelos olhos cegos e fechado de Saulo e seu gesto expressivo, banhado por uma luz dourada.
 
Ficha Técnica - A Conversão de São Paulo:
 
Autor: Caravaggio
Onde ver: Capela Cerasi, Santa Maria del Popolo, Roma, Itália
Ano: 1600-1601
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,30m x 1,75m
Movimento: Barroco
 
Com Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário