ALMÔNDEGAS - 1975 - ALMÔNDEGAS
O Almôndegas foi formado em Porto Alegre, em 1974, por, como estampava na contra-capa do primeiro LP, "cinco rapazes gaúchos universitários" (Kleiton e Kledir Ramil, Quico Castro Neves, Gilnei e Pery Souza). Nesse mesmo ano, fazem sua primeira gravação, a música "Testamento", com letra do amigo e apresentador, mais tarde senador e prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, que passa a ser a trilha sonora do seu programa, Opinião Jovem, na rádio Continental 1120 AM.
Mesmo antes da gravação do primeiro disco, o grupo já fazia sucesso entre o público "universitário" gaúcho, por conta da execução de suas músicas na rádio Continental, que gravava artistas da terra para um programa comandado por Mr. Lee (Júlio Fürst, que adotava o nome do patrcinador).
"Sombra fresca e rock no quintal", de Zé Flávio (que entraria para o grupo a partir do segundo disco, substituindo Quico Castro Neves), "Amargo" (de Lupicínio Rodrigues e Piratini) e principalmente "Vento Negro", de José Fogaça, que se tornaria um clássico, já eram sucessos do grupo antes do lançamento do primeiro LP.
O Almôndegas gravou quatro LPs e acabou em 1978. Seu maior sucesso foi a música "Canção da meia-noite", de Zé Flávio, do segundo disco (Aqui), que figurou na trilha da novela Saramandaia.
Lado 1
1. Sombra fresa e rock no quintal - Zé Flávio
2. Até não mais - Kledir Ramil
3. Teia de Aranha - Kledir Ramil
4. Olavo e Dorotéia (Uma louca estória de amor) - Pery e Kledir Ramil
5. Quadro Negro - Kledir Ramil
Lado 2
1. Gô - Quico Castro Neves
2. Daysi, my love - Kledir Ramil
3. Almôndegas - Gilnei Silveira e Kledir Ramil
4. Vento Negro - Fogaça
5. Clô - Diniz e Toninho Duarte
6. Amargo - Lupicínio Rodrigues e Piratini
Kledir Ramil - violão, vocal e percussão
Kleiton Ramil - violão, vocal, flauta doce e percussão
Quico Castro Neves - viola de 12, violão, banjo e vocal
Gilnei - percussão e vocal
Pery Souza - percussão, vocal e violão
Nenhum comentário:
Postar um comentário