Páginas

domingo, 10 de julho de 2016

DO FUNDO DO BAÚ

All About Eve (A malvada, no Brasil) é um filme americano de 1950, escrito e dirigido por Joseph L. Mankiewicz e produzido por Darryl F. Zanuck. O roteiro foi baseado no conto de 1946 "The Wisdom of Eve" de Mary Orr, embora não tenha sido creditado no filme.


O filme tem Bette Davis como Margo Channing, uma renomada, mas envelhecida, estrela da Broadway. Anne Baxter interpreta Eve Harrington, uma jovem fã ambiciosa que se infiltra na vida de Channing, em última instância, ameaçando a carreira de Channing e seus relacionamentos pessoais. George Sanders, Celeste Holm, Hugh Marlowe, Barbara Bates, Gary Merrill, e Thelma Ritter também participam, e o filme gerou um dos primeiros papéis importantes de Marilyn Monroe.


Elogiado pela crítica na época de seu lançamento, All About Eve foi indicado a 14 Oscars (um feito inigualável até o filme Titanic, de 1997) e ganhou seis, incluindo Melhor Filme. Ainda hoje, All About Eve é o único filme na história do Oscar a ter quatro atrizes indicadas por suas atuações (Davis e Baxter como Melhor Atriz, e Holm e Ritter, como Melhor Atriz Coadjuvante). Em 1990, All About Eve foi selecionado para preservação no National Film Registry dos EUA e foi um dos primeiros 50 filmes a serem catalogados. Apareceu como número 16 na lista de 1998 do Instituto Americano do Cinema dos 100 melhores filmes americanos.


A história de All About Eve se originou em uma história real contada a Mary Orr pela atriz Elisabeth Bergner. Enquanto atuava na peça The Two Mrs. Carrolls durante 1943 e 1944, Bergner permitiu que uma jovem fã se tornasse parte de sua família e empregou-a como assistente, mas mais tarde se arrependeu de sua generosidade quando a mulher tentou tomar seu lugar.


Em 1949, Mankiewicz estava considerando uma história sobre uma atriz madura e, ao ler "The Wisdom of Eve", sentiu a ardilosa garota seria um elemento adicional útil. Ele enviou um memorando para Darryl F. Zanuck dizendo que o conto "se encaixa com uma idéia original (minha) e podem ser combinados. Esplêndido papel para Susan Hayward." 

Mankiewicz apresentou um tratamento das histórias combinadas sob o título de Best Performance (Melhor Performance). Ele mudou o nome da personagem principal de Margola Cranston para Margo Channing e manteve vários dos personagens de Orr — Eve Harrington, Lloyd e Karen Richards, e Miss Casswell —, mas removeu o marido de Margo Channing completamente, substituindo-o por um novo personagem, Bill Sampson. A intenção era retratar Channing em um novo relacionamento e permitir que Eve Harrington ameaçasse ambas as vidas, profissional e pessoal, de Channing. Mankiewicz também acrescentou os personagens Addison DeWitt, Birdie Coonan, Max Fabian e Phoebe.


Zanuck estava entusiasmado e forneceu numerosas sugestões para melhorar o roteiro. Em algumas seções, ele sentiu que a escrita de Mankiewicz faltava sutileza ou fornecia detalhes excessivos. Ele sugeriu diluir o ciúme de Birdie Coonanda para com Eve para que o público não reconhecesse Eve como uma vilã até muito mais tarde na história. Zanuck reduziu o roteiro em cerca de 50 páginas e escolheu o título All About Eve das cenas de abertura em que Addison DeWitt diz que ele logo irá contar "mais sobre Eve … Tudo sobre Eve (All About Eve), na verdade."


Bette Davis - Margo Channing
Anne Baxter - Eve Harrington
Gary Merrill - Bill Sampson
George Sanders - Addison DeWitt
Hugh Marlowe - Lloyd Richards
Celeste Holm - Karen Richards
Thelma Ritter - Birdie Coonan
Marilyn Monroe - Miss Caswell
Barbara Bates - Phoebe

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário