Páginas

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

TELEVISÃO

Eu sei que você frequenta ambientes muito mais sofisticados que os bistrôs em que o pessoal aqui da redação costuma almoçar. Por isso, talvez ainda não tenha reparado, mas a grande maioria dos restaurantes da MuiLeal têm uma televisão ligada. Digo “grande maioria” porque não conheço todos.

Quem chamou a atenção para isso foi minha ermã, quando por algum motivo falávamos da Lancheria do Parque. Provavelmente, por lá mesmo.

Galeterias, churrascarias, casas de massas e até mesmo em singelas carrocinhas de cachorro-quente já vi uma televisão ligada.

Todo mundo gosta de assistir televisão (Opa, quer dizer, na MuiLeal as pessoas preferem DE-VO-RAR livros. “Novela? O que é isso? Não assisto novela. Muito menos a Globo” – que na MuiLeal é “o 12”), mas tenho a impressão de que esse fenômeno se deu por causa do futebol, e ousaria dizer que começou na Copa de 1994, realizada nos EUA. 

Posso estar enganado, é claro. Mas comecei a reparar no avanço da TV nos bares por essa época. E depois, já que ela estava ali dando sopa – e não cervejas, picanhas, pizzas – por que não assistir aos outros jogos e quem sabe até a novelinha (Ops, “Novela não! Novela não!”).

Os garçons, certamente, são de outros locais que não a MuiLeal, pois não disfarçam o gosto pelo aparelho, sendo muitas vezes flagrados em bandos com o pescoço pra cima na frente da TV. Seu chope tá esquentando no balcão, mas a Carminha tá falando, espere a hora do “comercial”.

Você certamente deve estar esperando o argumento de que com uma televisão ligada os frequentadores do local prestam atenção na notícia, diminuindo o assunto da mesa, o convívio, o trato pessoal, o calor humano etc. Verdade. E também é muito complicado mexer no celular com o pescoço virado pra cima.
Luiggi

Um comentário:

  1. Não há nada melhor do que ir a uma churrascaria e comer pizza (ou ir a uma pizzaria e comer lasanha com batata frita) e ver a novela das 8 com a legenda do closed caption!
    Abraço
    Johnny

    ResponderExcluir