Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

CRIATURAS QUE O MUNDO ESQUECEU

Genival Cassiano dos Santos nasceu em Campina Grande, Paraíba, em setembro de 1943. Cantor, compositor e guitarrista, é considerado um dos precursores da música soul brasileira. Entre seus sucessos destacam-se "A Lua e Eu" e "Coleção", na sua voz, "Primavera (Vai Chuva)", gravada por Tim Maia, ""Mister Samba", na voz de Alcione e "Morena", interpretada por Gilberto Gil.

Iniciou a carreira aos 21 anos, tocando violão no "Bossa Trio", que tocou na noite do Rio e de São Paulo ao longo da década de 1960. Cassiano viria a se tornar conhecido em 1970, quando participou como guitarrista no primeiro disco de Tim Maia, que gravou duas composições suas em parceria com Sílvio Rochael, "Eu Amo Você" e "Primavera (Vai Chuva)", que se tornaram sucessos naquele ano.


No ano seguinte, sai em carreira solo e lança seu primeiro LP, pela RCA, "Imagem e Som". Nesse LP, interpretou "Ela Mandou Esperar" e "Tenho Dito", ambas em parceria com Tim Maia, e, ainda, "Primavera (Vai Chuva)" e "Uma Lágrima".

Em 1973, pela gravadora Odeon, lançou "Apresentamos o nosso Cassiano". No ano seguinte, obteve novamente notoriedade com a música "Coleção" (também com Paulo Zdanowski), incluída na trilha sonora da novela Locomotivas, também da Globo. No ano de 1978, foi obrigado a retirar um pulmão por motivos de saúde, sendo, então, obrigado a abandonar a carreira de intérprete. Cassiano, porém, prosseguiu compondo.

Seu disco seguinte seria gravado em 1991. Em 1998, com Tim Maia e Hyldon, lançou "Velhos Camaradas", que teria o volume 2 lançado em 1998.

Como cantor e intérprete, fez sucesso em 1976 com "A Lua e Eu" (em parceria com Paulo Zdanowski), tema da novela O Grito, da Rede Globo, gravada no LP Cuban Soul.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário