Páginas

sábado, 9 de novembro de 2013

A DANÇA

A Dança, do pintor francês Henri Matisse, foi encomendada pelo patrono do pintor, Sergei Shchukin, em conjunto com outra obra, chamada Música.

As pinturas seriam colocadas no Palácio Trubetskoy, mansão de Sergei em Moscou, e, a princípio, o russo não gostou da ideia de ter pinturas com personagens nus expostas ao público. Por isso, pediu que as bailarinas tivessem vestidos, mas Matisse se negou e enviou ao seu patrono esboços em aquarela das dançarinas nuas. Com o esboço em mãos, Segei mudou rapidamente de ideia.


No entanto, quando a obra, ainda inacabada, foi exposta no Salão de Outono de 1910 em Paris, seu autor foi alvo de duras críticas, o que fez com que seu patrono cancelasse a encomenda. Embora o golpe tenha deixado o artista desanimado, após alguns dias de reflexão, Matisse decidiu concluí-la.

Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905, enquanto o pintor observava alguns pescadores realizando uma dança de roda, a sardana, em uma praia do sul da França. As formas simplificadas das dançarinas ocupam toda a tela, em um padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso, Matisse limitou a sua paleta em apenas três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas.

A simplicidade do desenho, com seus três elementos básicos - dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul -, cria uma imagem na qual as relações abstratas entre forma e cor são fundamentais.

4 detalhes de A Dança se destacam:

1. Imagens distorcidas:

Cinco personagens dão as mãos com o objetivo de criar um círculo, como parte de uma dança em turbilhão. A energia contida em meio à ação é passada ao espectador por meio dos contornos sinuosos das pernas e dos pés da dançarina na extremidade.


2. Curvas rítmicas:

Dispostos conta o fundo azul, os braços marrom-avermelhados das dançarinas criam um ritmo ondulado por toda a composição. A anatomia delas é simplificada para aumentar o impacto. Enquanto a dançarina do meio inclina sua cabeça para a frente, a curva de seus ombros torna-se parte dos padrões ascendentes e descendentes dos braços entrelaçados.


3. Elementos cortados:

Na parte superior, à direita, o contorno da cabeça de uma das dançarinas é cortado pelo limite da tela, ajudando a dar a impressão de movimento. Em outros pontos do quadro os personagens atravessam ou tocam a margem. O confinamento faz com que o olhar mantenha-se concentrado na composição intencionalmente simples.

4. Tensão dinâmica:

As mãos de dois personagens se soltam durante a dança. O espaço entre elas expressa então. A diagonal criada pelos braços estendidos ajuda a manter a sensação de movimento.

Ficha Técnica - A Dança:
Autor: Henri Matisse
Onde ver: Museu Hermitage, São Petesburgo, Rússia
Ano: 1910
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,60m x 3,91m
Movimento: Fauvismo

Com Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário