A Dança, do pintor francês Henri Matisse, foi encomendada
pelo patrono do pintor, Sergei Shchukin, em conjunto com outra obra, chamada
Música.
Onde ver: Museu Hermitage, São Petesburgo, Rússia
Ano: 1910
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,60m x 3,91m
Movimento: Fauvismo
As pinturas seriam colocadas no Palácio Trubetskoy, mansão
de Sergei em Moscou, e, a princípio, o russo não gostou da ideia de ter
pinturas com personagens nus expostas ao público. Por isso, pediu que as
bailarinas tivessem vestidos, mas Matisse se negou e enviou ao seu patrono
esboços em aquarela das dançarinas nuas. Com o esboço em mãos, Segei mudou
rapidamente de ideia.
No entanto, quando a obra, ainda inacabada, foi exposta no
Salão de Outono de 1910 em Paris, seu autor foi alvo de duras críticas, o que
fez com que seu patrono cancelasse a encomenda. Embora o golpe tenha
deixado o artista desanimado, após alguns dias de reflexão, Matisse decidiu
concluí-la.
Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905,
enquanto o pintor observava alguns pescadores realizando uma dança de roda, a
sardana, em uma praia do sul da França. As formas simplificadas das dançarinas
ocupam toda a tela, em um padrão rítmico de movimento expressivo. Além disso,
Matisse limitou a sua paleta em apenas três cores: azul para o céu,
laranja-rosado para os corpos e verde para as colinas.
A simplicidade do desenho, com seus três elementos básicos -
dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul -, cria uma imagem na
qual as relações abstratas entre forma e cor são fundamentais.
4 detalhes de A Dança se destacam:
1. Imagens distorcidas:
Cinco personagens dão as mãos com o objetivo de criar um
círculo, como parte de uma dança em turbilhão. A energia contida em meio à ação
é passada ao espectador por meio dos contornos sinuosos das pernas e dos pés da
dançarina na extremidade.
2. Curvas rítmicas:
Dispostos conta o fundo azul, os braços marrom-avermelhados
das dançarinas criam um ritmo ondulado por toda a composição. A anatomia delas
é simplificada para aumentar o impacto. Enquanto a dançarina do meio inclina
sua cabeça para a frente, a curva de seus ombros torna-se parte dos padrões
ascendentes e descendentes dos braços entrelaçados.
3. Elementos cortados:
Na parte superior, à direita, o contorno da cabeça de uma
das dançarinas é cortado pelo limite da tela, ajudando a dar a impressão de
movimento. Em outros pontos do quadro os personagens atravessam ou tocam a
margem. O confinamento faz com que o olhar mantenha-se concentrado na
composição intencionalmente simples.
4. Tensão dinâmica:
As mãos de dois personagens se soltam durante a dança. O
espaço entre elas expressa então. A diagonal criada pelos braços estendidos
ajuda a manter a sensação de movimento.
Ficha Técnica - A Dança:
Autor: Henri Matisse Onde ver: Museu Hermitage, São Petesburgo, Rússia
Ano: 1910
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,60m x 3,91m
Movimento: Fauvismo
Com Universia Brasil
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