Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

ORAÇÃO NA MESQUITA

A obra Oração na Mesquita, é do pintor Jean-Léon Gérôme, que teve treinamento formal mesmo sem o apoio da família.

A partir do ano de 1853 Gérôme fez visitas regulares à Turquia, ao Egito e à Asia Menor. Por isso ficou famosos por suas pinturas referentes ao Oriente Próximo e Médio.


Ao longo de sua carreira o artista interessou especialmente pelos aspectos pessoais ou não explicitamente políticos. Seus temas vão da religiosidade muçulmana até a sensualidade exótica das casas de banho, bem como ao mundo cruel dos leilões de escravos.

Embora seja pouco provável que o pintor tenha presenciado a cena típica da reza na mesquita, a cena é retratada com tanto cuidado e riqueza de detalhes que o expectador fica com a sensação de autenticidade. A mesquita apresentada na pintura é a mesquita de Amir, no Cairo. É possível que o quadro tenha sido inspirado em registros fotográficos.

O ritmo criado pelas colunas, que parecem se repetir até o infinito, precipita o olhar na direção da parede vazia ao fundo. Já a verticalidade dos pilares é visualmente ecoada pelo alinhamento dos fiéis.

4 detalhes de Oração na Mesquita se destacam:

1. O interior da mesquita:

 O pintor apresenta a mesquita de forma mais fiel possível. O mihrab, nicho de oração situado na parede esquerda, indica a direção da Meca, para a qual todos os fiéis devem estar voltados durante suas orações. Diferentes luminárias pendem do teto e o espaço é definido por uma perspectiva diferenciada.

2. O asceta:

 Destaca-se entre os fiéis a figura de um asceta muçulmano. Ao contrário da maioria dos fiéis, ele tem os pés sobre o chão de cerâmica e não sobre um tapete. Isolado e vestindo apenas uma espécie de tanga, o homem tem um aspecto vulnerável.

3. O homem rico:

 Para contrastar com a simplicidade do asceta, um homem rico, vestido de vermelho e dourado, aparece em primeiro plano. É uma figura notável e que exibe seu status social elevado por meio dos dois acompanhantes que traz consigo. Em vez de orar sobre um tapete comunal, como o resto dos fiéis, o homem tem um tapete de orações individual.

4. Os pombos no chão:

 A atmosfera solenemente religiosa da mesquita é perturbada pela presença dos pombos vindos do pátio, visível na extremidade direita do quadro. Os fiéis, concentrados em suas orações, ignoram a presença dos pombos e o barulho provocado por eles.

Ficha Técnica - Oração na Mesquita:

Autor: Jean-Léon Gérôme
Onde ver: Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA
Ano: 1871
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 89cm x 75cm
Movimento: Orientalismo

Com Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário