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sábado, 19 de abril de 2014

A LAMENTAÇÃO

Os afrescos "A lamentação", do pintor italiano Giotto di Bondone, estão integrados à arquitetura da Capela de Scrovegni (ou Capela Arena), em Pádua, de forma harmoniosa. Todos são emoldurados e destacam o aspecto trágico da missão de Cristo - Paixão, Crussificação e Ressurreição - sob o teto azul celeste da abóbada.


Na cena de luto retratada por Giotto, a Virgem Maria, os discípulos de Cristo, Maria Madalena e outras mulheres santas choram sobre o corpo de Jesus antes de Seu sepultamento. A narrativa simplificada permite ao espectador se ater ao momento mais tenso do drama.

O rosto das imagens realistas são retratados com naturalidade e estão repletos de vida, enquanto os anjos aparecem na pintura retratando uma angústia teatral e caótica. Os dois grupos são unidos pela linha diagonal da colina, característica dos trabalhos de Giotto.

A sensação de realismo da cena se deve ao uso estudado da luz e da sombra. Essa originalidade ajudou a aumentar o prestígio da pintura no início do século XIV, quando a arte ainda disputava espaço com a arquitetura.

5 detalhes de A lamentação se destacam:

1. Anjos:

 Os anjos que aparecem chorando no alto do afresco são retratados olhando ao redor de forma impotente. O movimento frenético dos anjos cria um contraste marcante com a cena das imagens imóveis no primeiro plano. A impressão é de que eles foram surpreendidos em seu sofrimento e o olhar do grupo se fixa na imagem de Cristo.

2. Árvore:

 A árvore sem folhas representa a debilitada árvore do conhecimento do bem e do mal. Está localizada na diagonal oposta à imagem de Cristo e enfatiza a desolação da cena e a perda da vida sagrada. Além disso, a imagem também representa a renovação da vida por meio da Ressurreição.

3. Composição:

 Ao usar a inclinação diagonal do rochedo, o artista coloca os personagens sagrados no primeiro plano do afresco, intensificando o caráter emotivo da obra e trazendo o espectador para mais perto do drama. A diagonal também une os grupos distintos de personagens presentes na pintura, tanto um com o outro, quanto com o espectador.

4. Mulheres santas:

 A imagem de Maria Madalena segurando os pés de Cristo adiciona um caráter tátil à formalidade da cena, evidenciando a humanidade de Jesus. Esse aspecto humano também é representado com a Virgem Maria segurando o peito de Cristo e pelas duas mulheres que seguram Sua cabeça e Suas mãos.

5. Personagens sentados:

As costas arredondadas dos dois personagens sentados no primeiro plano deslocam o centro de gravidade da obra para baixo, dando ênfase à materialidade do acontecimento. O objetivo com isso é dramatizar a ascensão que ainda irá acontecer e separar o espectador da cena, como um observador privilegiado.

A lamentação
Ficha Técnica - A lamentação:

Autor: Giotto di Bondone
Onde ver: Capela de Scrovegni, Pádua, Itália
Ano: 1303-1305
Técnica: Afresco
Tamanho: 1,85m x 2,00cm
Movimento: Gótico Italiano 

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