Os afrescos "A lamentação", do pintor italiano Giotto di Bondone, estão integrados à arquitetura da Capela de
Scrovegni (ou Capela Arena), em Pádua, de forma harmoniosa. Todos são
emoldurados e destacam o aspecto trágico da missão de Cristo - Paixão,
Crussificação e Ressurreição - sob o teto azul celeste da abóbada.
Autor: Giotto di Bondone
Onde ver: Capela de Scrovegni, Pádua, Itália
Ano: 1303-1305
Técnica: Afresco
Tamanho: 1,85m x 2,00cm
Movimento: Gótico Italiano
Na cena de luto retratada por Giotto, a Virgem Maria, os
discípulos de Cristo, Maria Madalena e outras mulheres santas choram sobre o
corpo de Jesus antes de Seu sepultamento. A narrativa simplificada permite ao
espectador se ater ao momento mais tenso do drama.
O rosto das imagens realistas são retratados com
naturalidade e estão repletos de vida, enquanto os anjos aparecem na pintura
retratando uma angústia teatral e caótica. Os dois grupos são unidos pela linha
diagonal da colina, característica dos trabalhos de Giotto.
A sensação de realismo da cena se deve ao uso estudado da
luz e da sombra. Essa originalidade ajudou a aumentar o prestígio da pintura no
início do século XIV, quando a arte ainda disputava espaço com a arquitetura.
5 detalhes de A lamentação se destacam:
1. Anjos:
Os anjos que aparecem
chorando no alto do afresco são retratados olhando ao redor de forma impotente.
O movimento frenético dos anjos cria um contraste marcante com a cena das
imagens imóveis no primeiro plano. A impressão é de que eles foram
surpreendidos em seu sofrimento e o olhar do grupo se fixa na imagem de Cristo.
2. Árvore:
A árvore sem folhas
representa a debilitada árvore do conhecimento do bem e do mal. Está localizada
na diagonal oposta à imagem de Cristo e enfatiza a desolação da cena e a perda
da vida sagrada. Além disso, a imagem também representa a renovação da vida por
meio da Ressurreição.
3. Composição:
Ao usar a inclinação
diagonal do rochedo, o artista coloca os personagens sagrados no primeiro plano
do afresco, intensificando o caráter emotivo da obra e trazendo o espectador
para mais perto do drama. A diagonal também une os grupos distintos de personagens
presentes na pintura, tanto um com o outro, quanto com o espectador.
4. Mulheres santas:
A imagem de Maria
Madalena segurando os pés de Cristo adiciona um caráter tátil à formalidade da
cena, evidenciando a humanidade de Jesus. Esse aspecto humano também é
representado com a Virgem Maria segurando o peito de Cristo e pelas duas
mulheres que seguram Sua cabeça e Suas mãos.
5. Personagens sentados:
As costas
arredondadas dos dois personagens sentados no primeiro plano deslocam o centro
de gravidade da obra para baixo, dando ênfase à materialidade do acontecimento.
O objetivo com isso é dramatizar a ascensão que ainda irá acontecer e separar o
espectador da cena, como um observador privilegiado.
A lamentação
Ficha Técnica - A lamentação:Autor: Giotto di Bondone
Onde ver: Capela de Scrovegni, Pádua, Itália
Ano: 1303-1305
Técnica: Afresco
Tamanho: 1,85m x 2,00cm
Movimento: Gótico Italiano
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