Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

COVER DO SÁBADO

Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, em um bairro pobre da cidade, a Ilhota, no dia 16 de setembro de 1914.  Aos 14, compôs sua primeira música, "Carnaval", para um cordão chamado Prediletos. 

Precocemente, já frequentava a boemia e suas amigas inseparáveis: as bebidas e as serenatas. O pai não gostou e o obrigou a se alistar no Exército, aos 15 anos, como "voluntário". Em 1933, ele foi transferido para Santa Maria, cidade do interior do estado, e promovido a cabo. Lá, conheceu Iná, que se tornaria uma grande musa inspiradora de sua obra. A relação chegou ao noivado, durando cinco anos, mas acabou porque a família da moça não aceitou a vida boêmia que Lupicínio levava.

Diz a lenda que foi para Iná que ele compôs, em 1933, um de seus maiores sucessos, Felicidade, que seria gravada somente em 1947 pelo grupo Quitandinha Serenaders.


Em 1974, Caetano Veloso lançou, ao lado de Gilberto Gil e Gal Costa, o disco "Temporada de verão", gravado no Teatro Castro Alves, em Salvador. O disco tinha músicas inéditas, como "De noite na cama" e "O conteúdo" (ambas de Caetano), e composições de Gil, Mautner, Cartola, João Donato e outros, mas o grande sucesso foi Felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário