Henri Cartier-Bresson, autor de Atrás da Estação Saint
Lazare, é reverenciado até hoje por esta fotografia. Ele capturou o jovem
pulando sobre uma poça em pleno ar. A imagem tem uma agradável simetria entre a
figura principal e as grades refletidas na água. Além disso, o anúncio à
esquerda de acrobatas, a escada e os anéis de metal lembram circo e o jovem
saltando lembram muito o circo.
A espontaneidade e a beleza da sua composição justificam
porque esta é uma das fotos mais famosas do mundo. Sobre ela, o fotógrafo uma
vez comentou: "No momento em que o homem pulou, eu estava por acaso
olhando com minha câmera através de um buraco na grade."
No fundo da fotografia, a rua observa-se uma rua pobre, mas
Cartier-Bresson a impregna com o alegre caráter de uma cena pastoral idílica. A
habilidade do fotógrafo de ver beleza na periferia das grandes cidades era
revolucionária.
Os reflexos nas fotos, como já dito, criaram uma boa
simetria para a foto. Cartier-Bresson adorava este equilíbrio a partir de
padrões repetitivos. O cotidiano, de certa forma, também é composto de reflexos
repetitivos. É como se ele estivesse passando todo o seu gosto por fotos
cotidianas, da periferia na própria fotografia.
Outra coisa que se repete na foto é a figura do acrobata nos
dois cartazes atrás da grade. Assim, estes anúncios acabam espelhando a imagem
do homem que salta. O cartaz adjacente anuncia um artista chamado Railowasky,
criando um trocadilho em inglês e francês com "ferrovia".
Ficha Técnica - Atrás da estação Saint Lazare
Autor: Henri Cartier-Bresson
Onde ver: Acervos particulares
Ano: 1932
Técnica: Impressão em prata coloidal
Tamanho: Vários tamanhos
Movimento: Influenciado pelo surrealismo e cubismo
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