Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

BREGA CHIQUE

Cleide Domingues Franconota, a Bianca, teve uma carreira fugaz. Foi um dos fenômenos das rádios do início dos anos 80. A cantora despontou para o sucesso em 1978, ainda na adolescência, aos 14 anos, com um compacto simples que trazia as músicas "Os Tempos Mudaram (O que me Importa)" e "Vou pra Casa Rever os Meus Pais" (versão de A Little More Love, interpretada por Olivia Newton-John). Posteriormente, gravou outras baladas de sucesso, como "Minha Amiga" e "Agora Chega". As canções, que continham muitas gírias da moda, como "fossa", "careta" e "grilos", eram cheias de romantismo ao estilo Beatles e apimentadas com um toque de rebeldia e crise existencial.

Em 1980, com seu primeiro disco de vinil, conquista elogios da crítica e popularidade Brasil afora, principalmente entre jovens. Com o repentino sucesso, ela começou a ser chamada para cantar em programas como Chacrinha, Sílvio Santos, Bolinha, Carlos Imperial e Globo de Ouro, além de fazer aparições em revistas, cantar e dar entrevistas em rádios. Um de seus sucessos (Tudo Dava Certo) esteve inclusive entre as quatorze faixas do vinil Disco do Povo, coletânea que incluía cantores como Sidney Magal, Claudia Telles, Sérgio Mallandro, Trio Los Angeles, Amado Batista , Odair José e Harmony Cats.

Talvez as pressões de sua carreira precoce tenham sido um dos motivos de seu sucesso meteórico, intenso, mas de pouca duração.


Vá, eu sei me perdi
Você, só pensa em si
Não, não se grile eu posso entender
Não houve paixão
Eu só fui um prazer
Se estou na fossa, tudo bem
Se eu sou careta, o que é que tem

Vá curtir sua moto e rever seus amigos
Vá andar sem destino e sentir os perigos
Vou pra casa rever os meus pais,
Vou pra casa rever os meus pais

Sei, que o sonho acabou
Você, me curtiu se cansou
Não, não se grile eu posso entender
Não houve paixão
Eu só fui um prazer...

Se estou na fossa, tudo bem
Se eu sou careta, o que é que tem
Vá correr o seu mundo e sonhar colorido
Vá fingir que é herói ou então um bandido
Vou pra casa rever os meus pais,
Vou pra casa rever os meus pais

Estou na fossa, tudo bem
Se eu sou careta, o que é que tem

Vá curtir sua moto e rever seus amigos
Vá andar sem destino e sentir os perigos
Vou pra casa rever os meus pais,
Vou pra casa rever os meus pais

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário