Páginas

sábado, 13 de setembro de 2014

NINFEIAS: MANHÃS COM SALGUEIROS CHORÕES

Monet pintou ninfeias por mais de 25 anos de sua vida. Em 1890, ele comprou o terreno que alugava em Giverny, cidade francesa. Nesse espaço, a família criou um lago com ninfeias e Monet mandou construir um ateliê no local. A partir desta paisagem, o artista pintou cerca de 250 pinturas individuais de ninfeias e imaginou um imenso projeto decorativo que circundasse o observador.


Com o incentivo de seu amigo, o primeiro-ministro francês Georges Clemenceau, ele criou o que foi chamado de "A Capela Sistina do Impressionismo", uma série de murais que representam o lago das ninfeias na cidade onde morava, Giverny.
Um ano após a morte de Monet, em 1927, esses 8 murais foram instalados em dois salões ovais em Paris, no Jardim das Tulherias. Esta enorme tela foi trabalhada pelo artista em seu ateliê durante vários anos. Nela, pode-se observar as maiores preocupações do pintor: água, reflexos e o que ele chama de envelope atmosférico de luz, que inunda todas as cenas.

Sobre as ninfeias, uma vez Monet se pronunciou: "A essência do tema é o espelho de água cuja aparência muda a cada momento." Os cachos das flores, na pintura, em branco, rosa pálido e amarelo que pontuam a superfície se destacam graças a pesadas camadas de tinta. As folhas ao lado das ninfeias, no entanto, foram pintadas com em uma camada fina.
Já as folhas pendentes do salgueiro que tocam a superfície da água foram uma trilha contínua e leve. Não é possível distingui-las dos seus reflexos. Pelo fato das folhas se estenderem da margem superior da tela até a inferior, a tela tem um efeito bidimensional, assemelhando-se a um friso.

Ao lado das folhas, está o tronco do salgueiro, de onde elas saem. Monet decidiu diminuir a altura deste tronco para criar uma espécie de moldura para a composição. A superfície pálida e reflexiva da água parece flutuar por trás.
Por fim, outro aspecto da obra que se destaca são os reflexos do céu sobre a água. Monet usa pinceladas livres e entrelaçadas para criar um véu pálido e incrustado de cores iridescentes. O pintor francês omite tanto o céu quanto o horizonte, para criar uma sensação de espaço ambíguo e flutuante

Ficha Técnica - Ninfeias: manhãs com salgueiros chorões

Autor: Claude Monet
Onde ver: Museu de l'Orangerie, Paris, França
Ano: 1915-1926
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,00m x 4,25m
Movimento: Impressionismo

Com Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário