A MÚSICA LIVRE DE HERMETO PASCHOAL - 1973
Hermeto Paschoal (na época era grafado com H mesmo) nasceu em Lagoa da Canoa, município de Arapiraca, Alagoas, em 22 de junho de 1936. Aos 8 anos, começou a tocar pandeiro e oito baixos em forrós e festas de casamentos com seu irmão José Neto. Em 1950, mudou-se para Recife, onde tocou em rádios, até partir para o Rio de Janeiro, em 1961. Na capital carioca, gravou um LP com o Som Quatro e formou o Sambrasa Trio, com Claiber e Airto Moreira, que algum tempo depois integrariam o Sambalanço Trio, com César Camargo Mariano.
Em 1966, com Airto, Theo Barros e Heraldo do Monte, formou o Quarteto Novo, que gravou um disco antológico e venceu um festival da Record acompanhando Edu Lobo em Ponteio.
Em 1969, a convite de Airto Moreira e Flora Purim, foi para os EUA, onde gravou dois discos com a dupla e conheceu Miles Davis, que acabou gravando duas músicas suas (Igrejinha e Nem um Talvez).
Em 1973, volta ao Brasil e grava, pela Polygram, "A Música Livre de Hermeto Paschoal".Destaque para Bebê, O Gaio da Roseira e Carinhoso (magnífico solo de sax de Mazinho). Imprescindível!
Lado 1
1.Bebê (H. Paschoal)
2.Carinhoso (Pixinguinha - João de Barro)
3.Plin (H. Paschoal)
4.Sereiarei (H. Paschoal)
Lado 2
1.Asa Branca (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
2.Gaio da Roseira (Pascoal José da Costa - Divina Eulália Oliveira)
Hermeto Paschoal - piano, flauta, sax soprano, voz, sapho, percussão e sons sampleados de porcos, gansos, perus, galinhas, patos e coelhos
Mazinho - sax alto e tenor
Hamleto - flauta e sax tenor
Bola - sax tenor e flauta
Nenê - bateria e piano
Alberto - contrabaixo
Anunciação - percussão e bateria
Todos tocam também garrafas, na faixa "O Gaio da Roseira".
Ou "Vale a pena ver de novo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário