Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2015

NADA A COMEMORAR

Leio que por esses dias (26/05/2015) se comemora os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul (Rio Grande, para alguns que se acham mais íntimos).

Por coincidência, hoje estão chegando na MuiLeal haitianos, senegaleses e nigerianos. Fui ler a notícia na internet e acabei parando nos comentários. Nenhuma comemoração ali. Pelo contrário.

Como sempre, os comentários vão desde os bem humorados até os técnicos “as coisas são mais complexas que isso” ou “não é tão simples assim”. Alguns, pra mim, incompreensíveis, como: “não sei o que dizer sobre isso”. Outros, culpando “esse governo corrupto” pela chegada de estrangeiros “na capital dos gaúchos”.

Mas o que choca mesmo é quantidade de comentários racistas e xenófobos que li. Parece que a chegada de gente que vem de um país sofrido e miserável para trabalhar no Brasil vai tirar o espaço de alguém. E o mais estranho é que conheço gente adoidado que vai, já foi, ou manda seus parentes, de forma ilegal para os Estados Unidos ou Europa pra trabalhar de forma ilegal e mandar dinheiro pro Brasil de forma também ilegal e não vê problema nenhum com isso.

Espero, sinceramente, que essa gente que está chegando pra trabalhar – e trabalhar pesado  tenha muito mais motivos pra comemorar do que somente a esperança de um emprego e de um trabalho que nenhum comentarista de internet quer fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário