Ainda no final do século XIX, quando as características
acadêmicas predominavam na arte brasileira, Almeida Júnior foi o primeiro a
pintar o homem do campo, seu ambiente, os costumes e o modo de vida
interiorano. A obra do pintor mostra a vida do homem brasileiro que trabalha e
vive na terra.
3. Modelo:
A cadeira vazia ao lado da modelo representa o universo
masculino, equanto o lado direito do quadro representa todo o universo
feminino. A imagem da cadeira pode, inclusive, indicar a presença de outra
pessoa.
O quadro Leitura registra o esforço pela modernização de São
Paulo. É possível ver em volta do solário onde a modelo lê grandes grades de
ferro, material que começava a ser utilizado, com a Revolução Industrial. Na
casa da frente é possível ver um toldo listrado; a varanda é uma representação
do limbo entre o fora e o dentro de casa, ou seja: a mulher poderia ver a rua e
ser vista sem sair de casa.
A moça que lê, concentrada, representa o desejo de alcançar
a modernidade e o cosmopolitismo das cidades-referência da Europa: Londres e
Paris. A jovem se veste como uma européia e, assim como as mulheres modernas
desse continente, ela lê.
Os longos cabelos tocando o chão fazem referência ao
enraizamento da moça, a despeito de todas as suas tentativas de superar
costumes antigos. Além disso, o tamanho dos cabelos pode representar uma
questão religiosa, já que São Paulo era uma cidade essencialmente católica e a
obra foi criada na época em que os bordéis habitavam a cidade.
4 detalhes de Leitura se destacam:
1. Posição social elevada:
A casa de construção nobre representa status e posição
social elevada. A cabeça da mulher remete à inteligêcia, que é evidenciada pela
luminosidade no rosto e no topo da cabeça da modelo. O livro nas mãos dela
mostra o acesso ao dinheiro e à cultura; poucas mulheres liam na época.
2. Natureza
A paisagem natural remete ao paraíso do universo feminino,
ligado as questões da natureza. A terra e a propriedade com grandes áreas de
céu e terra também remetem ao poder e ao status, com o domínio sobre a terra
que possivelmente pertence à mulher que lê.
3. Modelo:
A modelo se senta na cadeira de forma desalinhada, com os
cabelos soltos dando sentido de liberdade. Suas roupas são refinadas, próximas
ao ambiente no qual ela está sentada. Existe uma ligação semântica entre a
figura feminina e acasa, dando ideia de pertencimento.
4. Cadeira vazia:
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