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sábado, 14 de setembro de 2013

LEITURA

Ainda no final do século XIX, quando as características acadêmicas predominavam na arte brasileira, Almeida Júnior foi o primeiro a pintar o homem do campo, seu ambiente, os costumes e o modo de vida interiorano. A obra do pintor mostra a vida do homem brasileiro que trabalha e vive na terra.
O quadro Leitura registra o esforço pela modernização de São Paulo. É possível ver em volta do solário onde a modelo lê grandes grades de ferro, material que começava a ser utilizado, com a Revolução Industrial. Na casa da frente é possível ver um toldo listrado; a varanda é uma representação do limbo entre o fora e o dentro de casa, ou seja: a mulher poderia ver a rua e ser vista sem sair de casa.

A moça que lê, concentrada, representa o desejo de alcançar a modernidade e o cosmopolitismo das cidades-referência da Europa: Londres e Paris. A jovem se veste como uma européia e, assim como as mulheres modernas desse continente, ela lê.

Os longos cabelos tocando o chão fazem referência ao enraizamento da moça, a despeito de todas as suas tentativas de superar costumes antigos. Além disso, o tamanho dos cabelos pode representar uma questão religiosa, já que São Paulo era uma cidade essencialmente católica e a obra foi criada na época em que os bordéis habitavam a cidade.

4 detalhes de Leitura se destacam:

1. Posição social elevada:

A casa de construção nobre representa status e posição social elevada. A cabeça da mulher remete à inteligêcia, que é evidenciada pela luminosidade no rosto e no topo da cabeça da modelo. O livro nas mãos dela mostra o acesso ao dinheiro e à cultura; poucas mulheres liam na época.

2. Natureza

A paisagem natural remete ao paraíso do universo feminino, ligado as questões da natureza. A terra e a propriedade com grandes áreas de céu e terra também remetem ao poder e ao status, com o domínio sobre a terra que possivelmente pertence à mulher que lê.

3. Modelo:

A modelo se senta na cadeira de forma desalinhada, com os cabelos soltos dando sentido de liberdade. Suas roupas são refinadas, próximas ao ambiente no qual ela está sentada. Existe uma ligação semântica entre a figura feminina e acasa, dando ideia de pertencimento.

4. Cadeira vazia:
A cadeira vazia ao lado da modelo representa o universo masculino, equanto o lado direito do quadro representa todo o universo feminino. A imagem da cadeira pode, inclusive, indicar a presença de outra pessoa.

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