Páginas

domingo, 16 de março de 2014

DO FUNDO DO BAÚ

Luiz Rattes Vieira Filho (Caruaru, 12 de outubro de 1928) é um cantor, compositor e radialista brasileiro. No início da carreira, cantava músicas românticas, valsas e samba-canções. Foi crooner de orquestra num cabaré do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, até ser contratado pela rádio Tupi. 

Em 1950, acabou sendo contratado pelas rádios Tupi e Record, de São Paulo, que pertenciam às Emissoras Associadas. Em 1954, já era cantor da rádio e televisão Record de São Paulo, onde permaneceu até 1961. Em 1962, já na TV Excelsior, apresentou um programa chamado "Encontro com Luiz Vieira".


Vieira ganhou as paradas de sucesso com a canção Prelúdio Pra Ninar Gente Grande (mais conhecida como Menino Passarinho), além de Guarânia da Saudade, Na Asa do Vento, A Paz do Meu Amor e outras. Chegou a fazer diversas viagens aéreas por semana, para fazer cinco programas de televisão. Viajava do Ceará ao Rio Grande do Sul. Não gosta de ser chamado de cantor, mas, sim, de cantador. 

A canção Menino do Braçanã, de 1953, em parceria com Arnaldo Passos, foi seu primeiro sucesso, na voz de Roberto Paiva e, em seguida, o cantor Ivon Curi gravou-a. O autor só foi gravá-la em 1958, no disco Retalhos do Nordeste, com a orquestra de Moacyr Santos.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário