RETURN TO FOREVER - 1972 - CHICK COREA
Return to Forever foi uma banda jazz fusion, criada e liderada pelo tecladista Chick Corea. Vários músicos por ela transitaram. Stanley Clarke foi o único parceiro constante de Corea. Junto com o Weather Report e a Mahavishnu Orchestra, o Return to Forever formava o núcleo jazz fusion dos anos 1970. De sua primeira formação, participavam, além de Corea nos teclados e Stanley Clarke no baixo, Joe Farrell, no sax soprano e nas flautas, Airto Moreira, na percussão, e Flora Purim, nos vocais.
Em fevereiro de 1972, a banda grava o primeiro disco, incluindo a famosa composição de Corea, La Fiesta. Em setembro do mesmo ano, grava Light as a Feather, um dos seus álbuns de maior repercussão.
O lado 2 começa com uma canção chamada "500 Miles High", que seria canção-título de um álbum solo de Flora Purim em 1976. A trilha é seguida por "Children's Song", um dos muitos "temas infantis" que ele compôs. São peças curtas com melodia minimalista. A percussão tem um padrão de tic-tac que lembra o som de um relógio. O álbum termina com famoso clássico de Corea, "Spain", que foi inspirado por Joaquin Rodrigo e cuja introdução foi literalmente tirado do famoso Concierto de Aranjuez.
Light as a Feather ganhou o prêmio Playboy Jazz Álbum de 1972 e é considerado por críticos e publicações especializadas como um dos maiores discos de jazz já registrados.
Side 1
1. You're Everything – 5:11
2. Light as a Feather – 10:57
3. Captain Marvel – 4:53
Side 2
1. 500 Miles High – 9:07
2. Children's Song – 2:47
3. Spain – 9:51
Chick Corea – electric piano
Joe Farrell – tenor saxophone, flute
Stanley Clarke – double bass
Flora Purim – vocals, percussion
Airto Moreira – drums
Nenhum comentário:
Postar um comentário