Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

FEMININA - 1980 - JOYCE

Feminina é o sétimo álbum de estúdio da cantora Joyce, lançado em 1980 pela gravadora EMI. Pela primeira vez ela teve controle absoluto sobre o seu trabalho. Estava voltando a compor depois de um longo tempo ausente para criar as duas filhas, mas foi bem recompensada. A canção "Clareana", feita em homenagem a elas, foi classificada no festival MPB-80, da TV Globo, e Joyce teve sua merecida explosão nacional de popularidade.


O disco Feminina se baseou no trio formado pelo violão de Joyce, o baixo de Fernando Leporace e a bateria de Tutty Moreno, com adendos preciosos, como a guitarra de Hélio Delmiro, o piano de Hélvius Vilela e as flautas de Mauro Senise e Danilo Caymmi, em arranjos assinados por Maurício Maestro, Gilson Peranzzetta e Fernando Leporace.


O álbum trazia várias canções que haviam feito sucesso em outras vozes, e que ganharam cor ainda mais especial com a autora. Entre elas, "Mistérios" (parceria com Maurício Maestro), lançada pelo Boca Livre em seu primeiro disco, "Essa Mulher" (com Ana Terra), gravada originalmente por Elis Regina, "Da Cor Brasileira" (também parceria com Ana Terra), sucesso com Maria Bethânia, e "Feminina", que nas vozes do Quarteto Em Cy foi incluída na trilha sonora do seriado Malu Mulher. Nos anos 90, "Aldeia de Ogum" foi sucesso nas pistas de dança europeias a partir de remixes feitos por DJs londrinos.


Lado 1
1. Feminina (Joyce)
2. Mistérios (Maurício Maestro, Joyce)
3. Clareana (Joyce)
4. Banana (Joyce)
5. Revendo Amigos (Joyce)

Lado 2
1. Essa Mulher (Ana Terra, Joyce)
2. Coração de Criança (Fernando Leporace, Joyce)
3. Da Cor Brasileira (Ana Terra, Joyce)
4. Aldeia de Ogum (Joyce)
5. Compor (Joyce)


Joyce - violão, voz
Fernando Leporace - baixo, arranjos
Maurício Maestro - baixo, arranjos
Hélvius Vilela - piano
Gilson Peranzzetta - piano, arranjos
Tutty Moreno - bateria, percussão
Danilo Caymmi - flauta
Mauro Senise - flauta
Hélio Delmiro - violão guitarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário