Ritmo de Outono, do pintor norte-americano Jackson Pollack é
resultado de uma action painting, ou
seja, resultado do envolvimento físico do artista com a tela, numa batalha
emocional.
O artista tinha o hábito de colocar as obras no chão de seu
ateliê e salpicá-las com tinta usando a ponta do pincel, varetas ou ainda
jogá-las diretamente da lata. O trabalho era espontâneo, mas altamente
controlado.
Essa é uma das pinturas mais conhecidas do artista e puxa o
observador para dentro de suas teias complexas, assim como a sua energia
inquieta e suas dimensões enormes. Obras dinâmicas como essa deram a Pollock a
fama de revolucionar como a pintura era feita.
Em Ritmo de Outono o artista parece ter se limitado a quatro
cores terrosas e harmoniosas, que sugerem os tons da paisagem de outono ao
mesmo tempo em que a aplicação passa a impressão de ventos fortes e galhos
balançando.
4 detalhes de Ritmo de Outono se destacam:
1. Sensação de movimento:
O turbilhão de linhas, manchas e pontos parece explosivo. Os
movimentos enérgicos e dançantes se traduziram em marcas amplas e dinâmicas, de
aparência aleatória. A tela é toda cheia de movimento, com marcas aparecendo ao
acaso enquanto outras são cuidadosamente coreografadas.
2. Paleta restrita:
Apenas quatro cores foram utilizadas para a composição do
quadro. A tela não tinha cobertura, fazendo com que as cores fossem absorvidas
pela trama. Olhando de perto é possível perceber, também, que as camadas mais
grossas secaram de maneira lenta, deixando a tinta enrugada.
3. Envolvimento pessoal:
O emaranhado da pintura atrai o olhar do observador e faz
com tentemos dar algum sentido à obra, mesmo que ela seja abstrata. As linhas
em zigue-zague que vão e voltam sobre si mesmas despertam o envolvimento do
observador.
4. Composição All-Over:
A composição não possui nenhum ponto focal e o centro da
pintura não é mais importante que as bordas. Pollock costumava dizer que suas
pinturas não tinham início ou fim, sendo descritas como composições "all-over".
Ficha Técnica - Ritmo de Outono:
Autor: Jackson Pollock
Onde ver: Metropolitan, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1950
Técnica: Esmalte sobre tela
Tamanho: 266,7cm x 525,8cm
Movimento: Expressionismo Abstrato
Com Universia Brasil
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