A ideia do quadro Primavera, de Giuseppe Arcimboldo, é
considerada de grande engenhosidade e deixa clara ainda a habilidade do artista
ao realizá-la. Os contemporâneos de Arcimboldo admiravam essas qualidades, no
entanto, enxergavam alguns significados profundos - e muito mais sérios - em sua
produção artística, já que na época era muito comum tratar assuntos sérios de
maneira fantasiosa.
Esse hábito era muito recorrente nas cortes sofisticadas em
que o pintor trabalhou. Os imperadores Habsburgos, aos quais Arcimboldo serviu,
dominavam vastas áreas da Europa e a arte criada eles rendia tributo ao seu
poder, fosse de forma direta ou indireta.
As obras do artista são, de certa forma, alegorias sutis da
autoridade e influência desses imperadores. Primavera, por exemplo, é uma das
quatro pinturas que representam as estações, encomendadas por Maximilliano II
como um presente para Augusto I, eleitor da Saxônia.
Individualmente as pinturas transmitem a ideia de
liberalidade dos Habsburgos, enquanto coletivamente elas sugerem que a dinastia
vai durar, da mesma maneira que as estações se sucedem em um ciclo
interminável.
4 detalhes de Primavera se destacam:
1. Flores em botão:
O rosto de primavera é feito, basicamente, de rosas, o que
sugere a beleza e o perfume da juventude. É muito comum representar as quatro
estações do ano com idades diferentes, sendo o inverno a mais velha. As flores
também são muito utilizadas para simbolizar a passagem do tempo e a incerteza
da realização terrena.
2. Cabelo floral:
As flores do cabelo (ou chapéu) de Primavera criam um efeito
de tapeçaria. Essa parte do quadro foi pintada de maneira mais delicada do que
as flores e folhas da cercadura, que acredita-se terem sido incluídas no século
XVII.
3. Íris:
No quadro, Primavera segura um íris. Seu simbolismo, assim
como o de outras flores, varia com o contexto e com a "linguagem das
flores". Nesse caso existe a possibilidade de o íris aludir à renovação da
terra após a fria monotonia do inverno.
4. Verduras:
O ombro e o torso da mulher são feitos de diversas
hortaliças. Na arte as verduras têm menos apelo que as flores, e tendem a
representar a abundância geral da natureza no lugar de qualidades específicas.
Ficha Técnica - Primavera:
Autor: Giuseppe Arcimboldo
Onde ver: Louvre, Paris, França
Ano: 1573
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 76cm x 63,5cm
Movimento: Maneirismo
Com: Universia Brasil
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