TALKING BOOK - 1972 - STEVIE WONDER
Talking Book é o décimo quinto álbum de Stevie Wonder, lançado em 28 de outubro de 1972. A primeira faixa do álbum, "You Are the Sunshine of My Life", lhe rendeu seu primeiro Grammy de Melhor Vocal Pop Masculino.
Em Talking Book, Stevie Wonder desfruta de total liberdade. Entre os convidados estão Jeff Beck, Ray Parker Jr., David Sanborn e Buzzy Fenton. O som do álbum é bem definido pelo trabalho dos teclados, especialmente dos sintetizadores. "Superstition " é considerada uma das músicas que caracterizaram o Hohner clavinet.
Os produtores, Malcolm Cecil and Robert Margouleff, empregaram uma técnica de produção incomum, usando várias camadas de instrumentos como clavinet, Fender Rhodes, Arp e Moog em vez das orquestras de cordas utilizadas em técnicas de produção convencionais. Essa combinação é o que dá Talking Book o seu som característico.
Lançado após uma turnê de Wonder com os Rolling Stones, Talking Book tornou-se um sucesso imediato. O apelo popular da gravação ajudou a destruir o mito de que os músicos de R&B eram incapazes de criar uma música que poderia ser apreciada pelo público de rock.
Talking Book alcançou a terceira posição na parada de álbuns pop e se tornou o primeiro álbum de Wonder a alcançar o topo do R&B Top Albums Chart, onde permaneceu por três semanas, além de arrebanhar três Grammy.
Em 2003, o álbum foi classificado como número 90 na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Lado 1
1. You Are the Sunshine of My Life 2:58
2. Maybe Your Baby 6:51
3. You and I (We Can Conquer the World) 4:38
4. Tuesday Heartbreak 3:02
5. You've Got It Bad Girl (Wonder, Yvonne Wright) 4:59
Lado 2
1. Superstition 4:26
2. Big Brother 3:34
3. Blame It on the Sun (Wonder, Syreeta Wright) 3:26
4. Lookin' for Another Pure Love (Wonder, Syreeta Wright) 4:43
5. I Believe (When I Fall in Love It Will Be Forever) (Wonder, Yvonne Wright) 4:53
Stevie Wonder - Fender Rhodes, piano, Hohner Clavinet, Moog, bateria
Buzzy Fenton - guitarra
Jeff Beck - guitarra
Ray Parker Jr. - guitarra
Scott Edwards - baixo
Trevor Laurence - sax tenor
David Sanborn - sax alto
David Sanborn - sax alto
Steve Madayo - trompete
Daniel Ben Zebulon - congas
Jim Gilstrap, Lani Groves, Gloria Barley, Deniece Williams, Shirley Brewer, Loris Harvin - vocais
Nenhum comentário:
Postar um comentário