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sábado, 26 de outubro de 2013

O HOMEM COM VIOLÃO

O ponto de partida para o Homem com Violão, de Georges Braque, foi o tema de uma figura única tocando um instrumento de cordas, como Pablo Picasso havia feito no ano anterior em uma obra intitulada Garota com Bandolin, considerada relativamente realista.


Em Homem com Violão, Braque demonstrou como uma figura pode ser reduzida a uma forma de abstração nunca antes imaginada. A tradicional perspectiva única do pintor foi substituída por perspectivas múltiplas em uma superfície em grande parte plana, com formas bi ou tridimensionais coexistindo de diversas maneiras.

Inicialmente a composição pode parecer desnorteada, mas o pintor oferece algumas pistas capazes de orientar o espectador. Elementos do violão, como as cordas e o corpo, emergem, e uma forma diagonal, que vai do centro até a esquerda, indica o braço da figura. O resultado é uma tela densa, mas sugestiva, que instiga a investigação.

3 detalhes de Homem com Violão se destacam:

1. Negação da profundidade:

Na superfície do quadro Braque pinta uma borla e uma tachinha, com o objetivo de destruir qualquer ilusão de profundidade. Com isso o pintor enfatiza que aquela, como todas as outras pinturas cubistas, é uma experiência e um projeto em constante evolução.

2. Planos em camadas:

O pintor se utiliza de uma sucessão de planos para criar volume. As camadas são pintadas de maneira a abstrairem progressivamente a imagem final. O artista ainda faz uso de pinceladas diagonais paralelas, pintadas como marcas de apagamento do quadro. Isso obscurece ainda mais as formas da cabeça do violoista, evitando que este seja humanizado pelo espectador.

3. O fundo em primeiro plano:

Braque usa pinceladas visíveis, feitas sobre tinta ainda fresca, para brincar com o observador. Quando o olho viaja pela tela, o fundo salta para o primeiro plano, em vez de recuar em profundidade. Isso permite que o pintor crie visões múltiplas do objeto retratado.

Ficha Técnica - Homem com Violão:

Autor: Georges Braque
Onde ver: MoMA, Nova York, EUA
Ano: 1911 - 1912
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 116cm x 81cm
Movimento: Cubismo

Com Universia Brasil

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