De diversas maneiras, Bar no Folies-Bergère, do pintor
impressionista francês Edouard Manet, reúne tanto a complexidade das
preocupações visuais do artista quanto o tema central da burguesia, recorrente
nas telas de diversos artistas impressionistas.
Na obra Manet apresenta um desafio adicional nas complexas interações
visuais entre a garçonete e os reflexos no espelho atrás dela. O balcão de
mármore acomoda objetos de um café-concerto e, no espelho, a clientela do bar
se revela em busca de diversão. A ovem não chega a chamar a atenção do
observador, com a sua pose entediada, pensativa ou resignada, como se também
estivesse sendo exposta, possivelmente disponível para os clientes.
O enigma da obra encontra-se no ângulo de reflexo no espelho
em relação à suposta posição do espectador e à aparente ausência do homem
diante do balcão, que aparece refletido à direita da tela.
A jovem ocupa uma posiçã central na obra, mas existem outros
detalhes que captam a atenção do espectador. Com as mãos apoiadas no balcão a
moça cria uma pirâmide que reúne os itens expostos. Garrafas, frutas e rosas
harmonizam com o rosto, o vestido e o cabelo dela, confirmando a associação
feita por Manet.
Atrás da garçonete, o espelho reflete uma cena confusa. O
balcão horizontal encontra correspondência no reflexo a meia distância. Existe certa
nebulosidade no espelho para distinguir o reflexo da realidade. A imagem de um
homem à direita, no alto, parece sem sentido e tanto a presença dele como as
costas da garçonete parecem fora da realidade.
Três detalhes de Um Bar no Folies-Bergère se destacam:
1. Garçonete:
A jovem retratada na tela é Suzon. A jovem não era modelo e
de fato trabalhava no Folies-Bergère. Algumas propagandas do bar mostravam
clientes flertando com as atendentes, dando a entender que elas também estavam
à venda.
2.Mundo burguês:
Manet fez questão de incorporar ao trabalho a
superficialidade da busca pelo prazer, típica do mundo burguês. Ao mesmo tempo,
o pintor questionava o papel da pintura, da garçonete, do espectador e dele
mesmo.
3. Elementos no espelho:
A composição dos elementos no espelho fazem com que o
espectador se esforce para entender a cena. Quem aprecia a tela precisa se
questionar se está no lugar do cliente ou em algum lugar à parte, simplesmente
observando a interação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário