Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Interatividade

Sou um homem de rádio. Formado ouvindo rádio, diga-se. Futebol, música, informação, comentários etc.

Depois de muito tempo, escutei o Polêmica, da Rádio gaúcha. Nem o professor Dacanal, do qual sou fã, salvou o programa. Não bastasse o apresentador carimbar a fala de cada um de seus convidados, ainda tinha que demonstrar sapiência extra. Além de dizer que domina o assunto precisa – sempre – ilustrar a informação. Sempre tem algo a acrescentar.


Mas não era isso que eu queria falar.


Quando escuto um programa de debates no rádio – ou em qualquer lugar – me interessa a opinião dos debatedores. O Polêmica – e acho que todos os outros programas – tem pesquisa interativa, opinião do povo na rua, opinião do povo por mail, opinião do povo por telefone, opinião do povo pelo feicebuque e se quiser mandar por fax e telex também pode.


É claro que não sobra tempo nenhum pra debate – se é que existe essa intenção. A opinião do povo na rua eu conheço. É a minha. É a de quem trabalha do meu lado. É o senso comum. E se estiver carente de uma opinião desse calibre, basta parar na fila de uma lotérica ou em um ponto de ônibus.

Francamente, interação demais cansa. Obviamente, isso vale para rádio (e até mesmo televisão). Em um blog, por exemplo, temos todo o tempo do mundo pra ler, reler, discordar, deletar, participar, xingar. Aqui vale tudo, temos tempo e espaço pra isso.
Mas fico pensando em um convidado que vai pro rádio ou televisão e fica lá escutando o que as pessoas falam em uma fila de banco...

10 comentários:

  1. É verdade! Sem contar que tem um bloco inteiro do programa em que o apresentador fica só mandando beijos para os patrocinadores.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, pra mim a única rádio decente do Brasil é a CBN, que pertence à Globo. Vão até o site da CBN e vejam que eles tem emissoras próprias não só em várias capitais, como também, em várias cidades do interior. Adivinhem onde não tem e onde nunca terá ?

    Simples : acho que jamais permitirão a CBN em território gaúcho porque aí uma determinada rádio chuteira perderá boa parte de seu público ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CBN pode ser ouvida em Porto Alegre na frequência de 1340 kHz. A emissora local é do sistema RBS Rádio.

      Excluir
  3. Verdade. Segue um link interessante sobre o assunto:

    http://radioportoalegre.blogspot.com.br/2009/11/cbn1340-o-patinho-feio-da-rbs.html

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de rádio, mas está difícil de aguentar.

    ResponderExcluir
  5. A Gaúcha é uma potência, mas tá difícil de aguentar. O pior é que as outras copiam!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que saudade dos velhos...

    ResponderExcluir
  7. E são formadoras de opinião,

    ResponderExcluir
  8. O Polêmica tem problemas "de prancheta", digamos assim, mas o que detona mesmo é o Lauro Quadros, que deixa o programa "mascado", seja carimbando a opinião dos convidados, seja puxando o saco dos patrocinadores - que já ocupam um enorme espaço. Quando ele está de férias, o programa melhora bastante, seja qual for o substituto. De qualquer forma, já quase não o acompanho. Justamente devido à chatice do Lauro Quadros.

    ResponderExcluir