A briga esquentou
quando Cadu Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes, mandou um desafio a
Mendonça.
Divulgação
Cena do longa O Som ao Redor
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O crítico de cinema e cineasta Kleber Mendonça Filho, de O Som
ao Redor, sempre deixou claro que desaprova o sistema de produção adotado
pela Globo Filmes.
A briga esquentou quando Cadu
Rodrigues, diretor-executivo da Globo Filmes, mandou um e-mail na lista Cinebrasil
com um desafio a Mendonça.
Ele escreveu: “Peço copiar a quem
interessar, desafio o cineasta Kleber Mendonça Filho a produzir e dirigir um
filme e fazer 200 mil espectadores com todo apoio da Globo Filmes! Se fizer,
nada do nosso trabalho, será cobrado do filme dele. Se não fizer os 200 mil,
assume publicamente que, como diretor, ele é, talvez, um bom critico”.
O cineasta respondeu à provocação
de Rodrigues pelo Facebook:
“Preciso lhe agradecer pelo
desafio, mas sua proposta associa a não obtenção de uma meta comercial (200 mil
espectadores) como prova irrefutável de que eu não seria um cineasta. Isso não
me parece correto, pois o valor de um filme, ou de um artista, não deveria
residir única e exclusivamente nos número$. Sobre ser crítico ou cineasta,
atuei como ambos e meu discurso permanece o mesmo, e sempre foi colocado
publicamente, e não apenas em mesas de bar: o sistema Globo Filmes faz mal à
ideia de cultura no Brasil, atrofia o conceito de diversidade no cinema
brasileiro e adestra um público cada vez mais dopado para reagir a um cinema
institucional e morto”, escreveu.
Ele não deixou barato e ainda
desafiou a companhia. “Devolvo eu um outro desafio: Que a Globo Filmes, com
todo o seu alcance e poder de comunicação, com a competência dos que a fazem,
invista em pelo menos três projetos por ano que tenham a pretensão de ir além,
projetos que não sumam do radar da cultura depois de três ou quatro meses
cumprindo a meta de atrair alguns milhões de espectadores que não sabem nem
exatamente o porquê de terem ido ver aquilo”.
As declarações de ambos
repercutiram pela internet e a produtora Vania Catani, produtora de O
Palhaço (produzido pelo Telecine), elogiou, em seu perfil no Facebook, “a
elegância e o equilíbrio” na resposta do cineasta.
O Som ao Redor não tem apoio da Globo e em seus quase 2 meses em cartaz atraiu mais de
80 mil espectadores aos cinemas, resultado que agrada aos produtores e
distribuidores do longa. O filme foi escolhido pelo New York Times como um dos
melhores do ano
Em 26/02/2013 |
Em 26/02/2013 |
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