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sábado, 13 de julho de 2013

METRÓPOLIS


Otto Dix começou a pintar usando têmpera em meados da década de 1920. O método era usado para criar texturas reluzentes e cores translúcidas, típicos na obra Metrópolis com sua atmosfera perturbadora e burlesca. (Clique na obra para ampliar)
 
 

Na obra o pintor retrata as extremas divisões sociais presentes dentro da sociedade de Weimar. Em três painéis separados, mas que se interligam, o artista procura ilustrar com vivacidade o contraste entre a Juventude Dourada da era do jazz e as vítimas dos aspectos mais penosos daquela época - o empobrecimento, a prostituição e a exclusão.

Além disso o artista retrata também o tema do apetite sexual e da decadência física. As mulheres apresentadas são lascivas, carnais, inocentes e repulsivas, tudo ao mesmo tempo. É exatamente essa mistura de características contraditórias que torna a obra um símbolo da busca hedonista pelo prazer.

4 detalhes de Metrópolis se destacam:

1. Implorando ao ex-soldado:

À porta um mendigo olha zangado para uma procissão de prostitutas, semelhante a uma parada militar, que passa à sua frente. A figura do homem, provavelmente um ex-militar, baseia-se no próprio autor da obra.

2. Banda de jazz:

Uma banda americana de jazz toca para uma clientela sofisticada e privilegiada em uma casa noturna de Berlim. Os rostos os músicos foram modelados jocosamente por Dix, a partir de figuras conhecidas da sociedade de Dresden: o saxofonista tenor é o Dr. Alfred Schulze, um dos diretores da academia de Dresden.

3. Detalhe luxuoso:

O pintor demonstra domínio da técnica e talento artístico com uma variedade grande de tecidos e texturas, como o vestido verde da moça ruiva. Outra característica do painel central é o leque de penas cor-de-rosa que o artista usa para enquadrar a cabeça do travesti que o segura.

4. Forte contraste:

No primeiro plano do painel da direita, são ressaltados os sapatos modernos de uma prostituta que desfila por uma rua da moda em Berlim. Os sapatos funcionam como um método de comparação entre os sapatos caros da mulher no painel central e a falta de pernas do mendigo no painel da esquerda.

Ficha Técnica - Metrópolis:
Autor: Otto Dix
Onde ver: Kunstmuseum, Stuttgart, Alemanha
Ano: 1928
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 1, 81 m x 4,03 m
Movimento: Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade)

Fonte: Universia Brasil

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