Otto Dix começou a pintar usando têmpera em meados da década
de 1920. O método era usado para criar texturas reluzentes e cores
translúcidas, típicos na obra Metrópolis com sua atmosfera perturbadora e
burlesca. (Clique na obra para ampliar)
Na obra o pintor retrata as extremas divisões sociais
presentes dentro da sociedade de Weimar. Em três painéis separados, mas que se
interligam, o artista procura ilustrar com vivacidade o contraste entre a
Juventude Dourada da era do jazz e as vítimas dos aspectos mais penosos daquela
época - o empobrecimento, a prostituição e a exclusão.
Além disso o artista retrata também o tema do apetite sexual
e da decadência física. As mulheres apresentadas são lascivas, carnais,
inocentes e repulsivas, tudo ao mesmo tempo. É exatamente essa mistura de
características contraditórias que torna a obra um símbolo da busca hedonista
pelo prazer.
4 detalhes de Metrópolis se destacam:
1. Implorando ao ex-soldado:
À porta um mendigo olha zangado para uma procissão de
prostitutas, semelhante a uma parada militar, que passa à sua frente. A figura
do homem, provavelmente um ex-militar, baseia-se no próprio autor da obra.
2. Banda de jazz:
Uma banda americana de jazz toca para uma clientela
sofisticada e privilegiada em uma casa noturna de Berlim. Os rostos os músicos
foram modelados jocosamente por Dix, a partir de figuras conhecidas da
sociedade de Dresden: o saxofonista tenor é o Dr. Alfred Schulze, um dos
diretores da academia de Dresden.
3. Detalhe luxuoso:
O pintor demonstra domínio da técnica e talento artístico
com uma variedade grande de tecidos e texturas, como o vestido verde da moça
ruiva. Outra característica do painel central é o leque de penas cor-de-rosa
que o artista usa para enquadrar a cabeça do travesti que o segura.
4. Forte contraste:
No primeiro plano do painel da direita, são ressaltados os
sapatos modernos de uma prostituta que desfila por uma rua da moda em Berlim.
Os sapatos funcionam como um método de comparação entre os sapatos caros da
mulher no painel central e a falta de pernas do mendigo no painel da esquerda.
Ficha Técnica - Metrópolis:
Autor: Otto Dix Onde ver: Kunstmuseum, Stuttgart, Alemanha
Ano: 1928
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 1, 81 m x 4,03 m
Movimento: Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade)
Fonte: Universia Brasil
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